segunda-feira, 31 de maio de 2010

Novidades Literárias Junho: Gailivro


Título: A Breve Segunda Vida de Bree Tanner
Autora: Stephenie Meyer
Págs.: 160
Preço: 13,90 euros
______________________________________________________________
Ao contrário dos outros romances da série, narrados segundo a perspectiva de Bella, a “eterna” namorada do jovem vampiro Edward Cullen, A Breve Segunda Vida de Bree Tanner dá-nos uma outra visão da história, agora através da vampira recém-nascida Bree Tanner, que em Eclipse morre dez páginas após aparecer.
A autora confessa que o novo livro foi uma surpresa mesmo para ela. “Acabou por ser uma surpresa para toda a gente, porque eu nem sequer pretendia publicar esta história como um livro isolado. Comecei a escrevê-lo há já muito tempo, ainda antes do lançamento do filme do Crepúsculo. Nessa altura, Eclipse estava em fase de revisão e eu encontrava-me atolada, bem no cerne do meu mundo vampírico. Andava às voltas com o tema dos vampiros recém-nascidos, contemplando o seu ponto de vista, e uma coisa levou à outra. Comecei a escrever na perspectiva de Bree, da sua visão sobre aqueles últimos dias e de como se sentiria ela na sua recente condição.”







Título: A Floresta de Mãos e Dentes
Autora: Carrie Ryan
Págs.: 368
Preço: 17,90 euros
__________________________________________________________

Mary sabe pouco sobre o passado ou sobre o porquê de no mundo existirem dois tipos de pessoas: os que residem na sua vila e os mortos-vivos do lado de fora da cerca, que vivem de devorar a carne dos vivos. As Irmãs protegem a Vila e promovem a continuidade da raça Humana. Depois de a sua mãe ser mordida e se juntar aos amaldiçoados, Mary é enviada às Irmãs para se preparar para o Casamento com o seu amigo Harry. Mas as cercas são quebradas e o mundo que Mary conhece desaparece para sempre. Mary, Harry, Travis, que Mary ama mas que está prometido à sua melhor amiga, o irmão de Mary, a sua mulher e um pequeno órfão partem rumo ao desconhecido em busca de um lugar seguro, respostas às suas perguntas e uma razão para continuar a viver.








TítuloO Labirinto de Ossos
Autor: Rick Riordan
Págs.: 184
Preço: 12,90 euros
______________________________________________________________

Lê o livro.
Encontra as 39 Pistas.
E vive a maior aventura de todos os tempos!!!
O que aconteceria se descobrisses que a tua família é uma das mais poderosas da história da humanidade?

E se te dissessem que a chave para encontrar o segredo do poder da tua família está escondida algures no mundo, e que para lhe chegares terias de desvendar as 39 Pistas?
E se te dessem a escolher: ganhar um milhão de dólares e continuar com a tua vida ou receber a primeira pista?
Se fores a Amy ou o Dan Cahill, escolhes a pista e entras numa corrida verdadeiramente perigosa.

Rick Riordan é um autor habituado a frequentar os tops, a sua série Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo é uma presença constante nos tops do The New York Times. Os seus livros têm uma legião de seguidores e já foram largamente premiados e reconhecidos pela crítica. Rick vive com a sua família em San Antonio, no Texas.



quinta-feira, 27 de maio de 2010

Novidades Literárias Junho: Civilização Editora

Título: Três Verões
Autor: Julia Glass



Sinopse
"Neste romance cativante, Julia Glass descreve a vida e os amores da família McLeod durante três Verões cruciais, ao longo de uma década. Depois da morte da mulher, Paul McLeod, patriarca de uma família escocesa, e proprietário e editor reformado de um jornal, participa numa viagem guiada à Grécia. A sua partida da casa familiar, na Escócia, e aquele gesto tardio de libertação, abrem caminho à vida de Fenno, o filho mais velho. Fenno protege os seus sentimentos colocando-se em quarentena emocional durante toda a sua vida como jovem gay, em Manhattan. Quando regressa a casa para o funeral do pai, este isolamento emocional não pode ser mantido e ele é confrontado com uma escolha que o põe no centro da família e do seu futuro.Três Verões é um romance sobre o modo como vivemos e sobre como os laços familiares – os que nós fazemos e os que já nascem connosco – podem oferecer redenção e alegria."

Título: Os Filhos do Nosso Bairro
Autor: Naguib Mahfouz


Sinopse
"Originalmente publicado em árabe em 1959, sob a forma de folhetins no jornal Al-Ahram do Cairo, o romance Os Filhos do Nosso Bairro teve a oposição severa das autoridades religiosas e a sua publicação já sob a forma de livro foi proibida no Egipto. Hoje, editado pela primeira vez em Portugal e traduzido directamente do árabe, as maravilhosas histórias que o compõem encantarão os leitores.
Os Filhos do Nosso Bairro é um romance constituído por pequenas histórias sobre as vidas dos descendentes de um egípcio, Gabalawi, e dos seus filhos que vivem no bairro que vai crescendo e rodeando a sua mansão. Cada uma das cinco histórias se centra no surgimento de um "salvador" que vem remir os habitantes do bairro de governantes criminosos perversos, dando origem a uma época de paz e prosperidade. No entanto, após a morte de cada um destes notáveis salvadores, os habitantes do bairro regridem inevitavelmente para uma vida governada pela ganância e pela ânsia de poder que os conduz de novo à criminalidade.
Mahfouz tece uma narrativa encantadora que acompanha várias gerações através dos seus triunfos e sofrimentos, explorando a importância da esperança, da espiritualidade, da justiça e da noção de história de um povo face à opressão."
Título: Guerreiro de Roma - O Rei dos Reis
Autor: Harry Sidebottom

Sinopse

"256 d. C. O fantasma da traição paira como um presságio sobre o Império Romano. A chama do fervor cristão espalhou-se pelo Império como um incêndio e, nos círculos do poder, há intrigas de homens perigosos e poderosos. Entretanto, as forças sassânidas pressionam sem tréguas a fronteira oriental. O destemido general Balista regressa à corte imperial da cidade arruinada de Arete… e descobre que há quem prefira vê-lo morto. De um momento para o outro, Balista vê-se envolvido numa rede de intriga e fanatismo religioso… e a sua coragem e lealdade a Roma e ao imperador serão postas à prova. O Guerreiro de Roma está de volta."

terça-feira, 25 de maio de 2010

Livros: Queimada Viva

Título Original: Brêlée Vive (2003)
Autor: Souad com colaboração de Marie-Thérèse Cuny
Tradução: Teresa Curvelo
Editora: Asa (2004)

Sinopse: “Quando o amor antes do casamento é sinónimo de morte.

Souad tinha dezassete anos e estava apaixonada. Na sua aldeia da Cisjordânia, como em tantas outras, o amor antes do casamento era sinónimo de morte. Tendo ficado grávida, um cunhado é encarregado de executar a sentença: regá- -la com gasolina e chegar-lhe fogo. Terrivelmente queimada, Souad sobrevive por milagre. No hospital, para onde a levam e onde se recusam a tratá-la, a própria mãe tenta assassiná-la.

Hoje, muitos anos depois, Souad decide falar em nome das mulheres que, por motivos idênticos aos seus, ainda arriscam a vida. Para o fazer, para contar ao mundo a barbaridade desta prática, ela corre diariamente sérios perigos, uma vez que o “atentado” à honra da sua família é um “crime” que ainda não prescreveu.

Um testemunho comovente e aterrador, mas também um apelo contra o silêncio que cobre o sofrimento e a morte de milhares de mulheres.

Com mais de 350 mil exemplares já vendidos em França, Queimada Viva encontra-se traduzido em 24 línguas e é presença assídua nas listas de best-sellers um pouco por todo o mundo.

Opinião: Ler este livro foi uma espécie de viagem para mim. Uma viagem assustadora por uma cultura de que eu pouco conhecia e que me assombrou. Souad é um testemunho impressionante de costumes tradicionais brutais e macabros que me deixaram a pensar em muitas coisas, mesmo depois de ter pousado o livro. Fez-me pensar na condição humana e na sorte que nós, ocidentais, temos por termos nascido em países civilizados.

“Queimada Viva” não é uma leitura leve mas no entanto vicia. Tem menos de duzentas páginas, o que o torna uma leitura rápida. Ficamos tão ligados aquela mulher que não queremos deixar o livro até sabermos se ela realmente consegue descobrir o seu caminho e a sua felicidade.

Foi sem dúvida uma leitura extraordinária que recomendo a qualquer pessoa que goste de um testemunho real de sobrevivência e de alargar os seus horizontes.

domingo, 23 de maio de 2010

Livros: hush, hush

Autor: Becca Fitzpatrick
Tradução: Alcinda Marinho
Editora: Porto Editora (2010)

Sinopse: Apaixonar-se não fazia parte dos planos de Nora Grey. Nunca se sentira atraída por nenhum dos rapazes da sua escola, apesar da insistência de Vee, a sua melhor amiga.
Então, aparece Patch. Com um sorriso fácil e uns olhos que mais parecem trespassar-lhe a alma, Patch seduz Nora, deixando-a completamente indefesa.
Mas, após uma série de encontros assustadores com Patch, que parece estar sempre onde ela está, Nora não consegue decidir se há-de cair-lhe nos braços ou fugir sem deixar rasto.
Em busca de respostas para o momento mais confuso da sua vida, Nora dá consigo no centro de uma antiga batalha entre imortais. E quando é chegada a altura de escolher um rumo, a opção errada poderá custar-lhe a vida.

Opinião: “hush, hush” é o romance de estreia de Becca Fiztpatrick e narra-nos na primeira pessoa a vida de uma adolescente de dezasseis anos que de um momento para o outro vê a sua vida ganhar novos contornos bastante perigosos ao conhecer Patch. Este livro lembrou-me em vários aspectos a saga Twilight e digo isto como um elogio. Apesar de ser um livro de fantasia, que retrata a história de um amor entre uma humana e um anjo caído, os acontecimentos desenrolam-se de uma forma credível e o ponto central do livro é Nora, a sua personalidade e os seus relacionamentos. A forma como a autora nos introduz na vida da personagem principal é notória, fazendo-nos gostar das personagens logo nas primeiras páginas. É também um livro que vicia logo nas primeiras páginas e que é completamente impossível largar até ao fim, devido à sua aura de mistério e romance negro. Foi sem dúvida um livro que li com um prazer imenso e que me fez ficar completamente ansioso pela sua sequela, intitulada “Crescendo”. Destaco ainda a magnífica capa, uma das mais fantásticas que já vi na minha vida de leitor. Becca Fiztpatrick estreia-se de uma forma magistral e faz-nos querer saber muito mais sobre os seus anjos. Aconselho vivamente!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Music Sugestion


Robyn 'Dancing On My Own' (Official Video) from Robyn on Vimeo.


Robyn é uma espécie de fada da pop-alternativa. Tem vários álbuns editados que vão fazendo um sucesso moderado e conquistando aos poucos os apreciadores de boa música de dança; já abriu concertos para Madonna (inclusivamente em Portugal!) e este ano vai lançar três discos. O primeiro deles tem o nome de Body Talk Pt. 1 e está mesmo aí a chegar no próximo mês de Junho. O primeiro single chama-se "Dancing On My Own" e tem um clima muito cool de electropop melancólica. O vídeo é tudo o que se podia esperar de Robyn, roupa de alta costura e muitos lasers. Se gostam de Lady GaGa, Madonna ou Kylie Minogue esta música é para vocês.

Teatro: A Gaiola das Loucas

Sinopse:

"Armando del Carlo e Carlos Alberto são proprietários de uma discoteca em Cascais “A Gaiola das Loucas”. Carlos Alberto é o mais prestigiado transformista português rivalizando com todas as “vedetas” marginais da nossa cidade.

Armando Del Carlo tem um filho Ricardo, estudante universitário que está apaixonado por Barbara Alarcão, filha do Deputado portuense Arnaldo Alarcão, vice-presidente do Futebol Clube do Porto. A jovem Bárbara convence o seu pai conservador que Ricardo é filho de um Adido Cultural na Grécia. A família do Porto resolve ir a Lisboa conhecer a família do futuro genro o que obriga Armando del Carlo e o seu companheiro a passar por uma família tradicional e conservadora.

As situações de equívoco sucedem-se num ritmo vertiginoso e hilariante nesta adaptação de La Féria à tradição das melhores comédias portuguesas: a rivalidade Porto/Lisboa, a actualidade do nosso meio, a dualidade Conservadores/liberais, a rivalidade dos clubes desportivos, na linha dos filmes portugueses dos anos 40 que alcançam ainda hoje as maiores audiências nas reposições da televisão."

Opinião:

Esta peça é sem dúvida uma lufada de ar fresco numa época de crise e numa altura em que o país está com um espírito cinzento.
As personagens estão extremamente cativantes e muito bem intrepertadas, com destaque para o extraordinário José Raposo.

Comparada com outras peças do La Féria esta é sem dúvida uma mega-produção, com um palco cheio de cenários bastante realistas.

Não posso deixar de sugerir que aproveitem para irem ver esta fabulosa produção enquanto podem, pois concerteza sairão do teatro Politeama com um sorriso no rosto e o espírito bem mais leve.

Ainda bem que existe o senhor La Féria em Portugal!

Nota: Os preços dos bilhetes variam entre os 15 e os 35 euros.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Music Sugestion

Janelle Monáe é sem dúvida uma artista diferente. Com um som que se pode comparar ao de bandas como os Outkast, esta jovem tem uma voz cheia de soul e uma presença forte.

O single "Tightrope" conta com a participação do rapper Big Boi e leva-nos numa expriência sonora diferente de tudo o que está na moda actualmente.

O vídeo que acompanha a música está bastante original e algo misterioso. Sem dúvida uma artista a ter em atenção nodecorrer de 2010.
 



quarta-feira, 19 de maio de 2010

Livros: Amante de Sonho

Crítica: Amante de Sonho
Título Original: Fantasy Lover (2002)
Autor: Sherrilyn Kenyon
Tradução: Eduardo Fernandes
Editora: Saída de Emergência (2009)

Sinopse: “Caro leitor,
Estar preso num quarto com uma mulher é fabuloso. Estar preso em centenas de quartos ao longo de dois mil anos não o é de todo. E estar amaldiçoado como escravo de amor para a eternidade, arruína qualquer guerreiro espartano. Como escravo de amor, sei tudo sobre as mulheres. Como tocá-las, saboreá-las e, acima de tudo, como dar-lhes prazer. Mas quando fui convocado para satisfazer as fantasias de Grace, encontrei a primeira mulher na história que me viu como um homem com um passado atormentado. Só ela se preocupou em levar-me para fora do quarto e mostrar-me o mundo. Ensinou-me a amar de novo.
Mas eu não nasci para conhecer o amor. Fui amaldiçoado para caminhar sozinho pela eternidade. Como general, aceitara há muito a minha sentença. No entanto, agora encontrara Grace - a única coisa sem a qual o meu coração não consegue sobreviver. Poderá o seu amor curar as minhas feridas e quebrar uma maldição milenar?"
Julian da Macedónia

"Grace Alexander, uma bonita terapeuta sexual de Nova Orleães, julgava estar destinada a uma vida sem paixão. Até ao dia em que a amiga Selena a convence de que, por artes mágicas, poderá convocar um escravo de amor durante um mês. Certa de que a magia da amiga irá falhar, Grace deixa-se levar pela brincadeira. Mas..."

Opinião: “Amante de Sonho” é o primeiro romance de Sherrilyn Kenyon editado em Portugal. E sem dúvida esta é a melhor forma de começar agarrar os leitores. Com uma linguagem moderna, erótica q.b. e com um misto de história antiga, “Amante de Sonho” tem tudo para agradar a leitores de outras escritoras como Stephenie Meyer ou Anne Rice. Passei muito bons momentos com este livro e apesar de ser bem diferente do resto dos volumes da Série Predador da Noite, Sherrilyn Kenyon está já na minha lista de escritores preferidos.
Se gostam de livros sensuais, com romance e fantasia, “Amante de Sonho” e os restantes livros desta autora publicada pela Saída de Emergência, na sua chancela Chá das Cinco, são para vocês!

Music Sugestion




David Guetta está em todo o lado. Depois do lançamento do seu último álbum "One Love", o DJ fracês tornou-se muito requisitado para produzir para outros artistas. A música que hoje vos apresento é o seu último single, um remix da música "Gettin' Over You" que conta com Fergie e a dupla LMFAO. Sem dúvida uma grande música para o Verão!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Music Sugestion



"Acapella" é o primeiro single do novo álbum de Kelis, intitulado "Flesh Tone". Produzido pelo hitmaker do momento, David Guetta, esta música afasta Kelis das suas raízes r&b e aproxima a cantora das pistas de dança mundiais. Sem dúvida genial... Assim como o vídeo, que é visualmente arrebatador!

Cinema: Robin Hood





Realização: Ridley Scott

Argumento: Brian Helgeland

Ano: 2010 (E.U.A/Grã-Bretanha)

“A história do herói cuja bravura perdurou na mitologia popular incendiando a imaginação daqueles que partilham do seu espírito de aventura e justiça. Na Inglaterra do século XIII, Robin (Russel Crowe) e o seu grupo de saqueadores combatem a corrupção numa pequena cidade desafiando a Coroa a rectificar o balanço de poder entre o Rei e os seus subordinados. Tendo como aliada uma mulher determinada, Lady Marian (Cate Blanchett), um homem de origens humildes, seja ele um herói ou um fora-da-lei, irá torna-se num símbolo eterno de liberdade para o seu povo.”

Pelas mãos de Ridley Scott chega-nos mais uma versão da lenda de Robin Hood, o fora-da-lei. Mas a diferença está que esta não é a história básica e comum a que estamos acostumados, mas sim a origem da lenda. Neste filme mostra-nos como um arqueiro do rei Ricardo se torna um fora-de-lei, perseguido pelos seus compatriotas.

Devo dizer que as minhas expectativas não eram as melhores para este filme, mas acabei por sair satisfeito da sala de cinema. O filme tem vários ingredientes para agradar a um vasto público, desde momentos de humor, acção, história e personagens carismáticas. De facto Cate Blanchett e Russel Crowe são os alicerces deste filme. Tanto um como outro dão imenso de si a este tipo de personagens históricas, às quais já estão habituados e neste filme isso nota-se. Ridley Scott volta também a mostrar as suas habilidades como realizador, não desapontando.

O filme está de certa forma, divido em duas partes. Na primeira somos apresentados às personagens e percebemos as suas origens e motivações e devo confessar que achei a primeira hora do filme um pouco parada e maçuda. No entanto, na segunda parte assistimos a um crescendo de acção e já estamos tão agarrados às personagens e à história que esquecemos de certa forma os momentos mais exaustivos. Não é filme pequeno, tem cerca de duas horas e meia, e penso que talvez ganhasse um pouco mais se fosse um pouco mais curto. Tem algumas cenas de violência, mas nada de extraordinário. E um dos pontos fortes é sem dúvida a belíssima fotografia.

No geral e apesar de não ser o maior filme destes filmes históricos, gostei imenso de assistir a esta obra de Ridley Scott e conhecer as origens de uma lenda folclórica que faz parte do nosso imaginário desde a infância. Sem dúvida um filme que agrada a toda a família.