segunda-feira, 31 de maio de 2010
Novidades Literárias Junho: Gailivro
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Novidades Literárias Junho: Civilização Editora

Autor: Julia Glass
Autor: Naguib Mahfouz
Os Filhos do Nosso Bairro é um romance constituído por pequenas histórias sobre as vidas dos descendentes de um egípcio, Gabalawi, e dos seus filhos que vivem no bairro que vai crescendo e rodeando a sua mansão. Cada uma das cinco histórias se centra no surgimento de um "salvador" que vem remir os habitantes do bairro de governantes criminosos perversos, dando origem a uma época de paz e prosperidade. No entanto, após a morte de cada um destes notáveis salvadores, os habitantes do bairro regridem inevitavelmente para uma vida governada pela ganância e pela ânsia de poder que os conduz de novo à criminalidade.
Mahfouz tece uma narrativa encantadora que acompanha várias gerações através dos seus triunfos e sofrimentos, explorando a importância da esperança, da espiritualidade, da justiça e da noção de história de um povo face à opressão."
Autor: Harry Sidebottom
terça-feira, 25 de maio de 2010
Livros: Queimada Viva
Souad tinha dezassete anos e estava apaixonada. Na sua aldeia da Cisjordânia, como em tantas outras, o amor antes do casamento era sinónimo de morte. Tendo ficado grávida, um cunhado é encarregado de executar a sentença: regá- -la com gasolina e chegar-lhe fogo. Terrivelmente queimada, Souad sobrevive por milagre. No hospital, para onde a levam e onde se recusam a tratá-la, a própria mãe tenta assassiná-la.
Hoje, muitos anos depois, Souad decide falar em nome das mulheres que, por motivos idênticos aos seus, ainda arriscam a vida. Para o fazer, para contar ao mundo a barbaridade desta prática, ela corre diariamente sérios perigos, uma vez que o “atentado” à honra da sua família é um “crime” que ainda não prescreveu.
Um testemunho comovente e aterrador, mas também um apelo contra o silêncio que cobre o sofrimento e a morte de milhares de mulheres.
Com mais de 350 mil exemplares já vendidos em França, Queimada Viva encontra-se traduzido em 24 línguas e é presença assídua nas listas de best-sellers um pouco por todo o mundo.”
domingo, 23 de maio de 2010
Livros: hush, hush
Então, aparece Patch. Com um sorriso fácil e uns olhos que mais parecem trespassar-lhe a alma, Patch seduz Nora, deixando-a completamente indefesa.
Mas, após uma série de encontros assustadores com Patch, que parece estar sempre onde ela está, Nora não consegue decidir se há-de cair-lhe nos braços ou fugir sem deixar rasto.
Em busca de respostas para o momento mais confuso da sua vida, Nora dá consigo no centro de uma antiga batalha entre imortais. E quando é chegada a altura de escolher um rumo, a opção errada poderá custar-lhe a vida.”
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Music Sugestion
Robyn 'Dancing On My Own' (Official Video) from Robyn on Vimeo.
Robyn é uma espécie de fada da pop-alternativa. Tem vários álbuns editados que vão fazendo um sucesso moderado e conquistando aos poucos os apreciadores de boa música de dança; já abriu concertos para Madonna (inclusivamente em Portugal!) e este ano vai lançar três discos. O primeiro deles tem o nome de Body Talk Pt. 1 e está mesmo aí a chegar no próximo mês de Junho. O primeiro single chama-se "Dancing On My Own" e tem um clima muito cool de electropop melancólica. O vídeo é tudo o que se podia esperar de Robyn, roupa de alta costura e muitos lasers. Se gostam de Lady GaGa, Madonna ou Kylie Minogue esta música é para vocês.
Teatro: A Gaiola das Loucas
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Music Sugestion
O single "Tightrope" conta com a participação do rapper Big Boi e leva-nos numa expriência sonora diferente de tudo o que está na moda actualmente.
O vídeo que acompanha a música está bastante original e algo misterioso. Sem dúvida uma artista a ter em atenção nodecorrer de 2010.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Livros: Amante de Sonho
Estar preso num quarto com uma mulher é fabuloso. Estar preso em centenas de quartos ao longo de dois mil anos não o é de todo. E estar amaldiçoado como escravo de amor para a eternidade, arruína qualquer guerreiro espartano. Como escravo de amor, sei tudo sobre as mulheres. Como tocá-las, saboreá-las e, acima de tudo, como dar-lhes prazer. Mas quando fui convocado para satisfazer as fantasias de Grace, encontrei a primeira mulher na história que me viu como um homem com um passado atormentado. Só ela se preocupou em levar-me para fora do quarto e mostrar-me o mundo. Ensinou-me a amar de novo.
Mas eu não nasci para conhecer o amor. Fui amaldiçoado para caminhar sozinho pela eternidade. Como general, aceitara há muito a minha sentença. No entanto, agora encontrara Grace - a única coisa sem a qual o meu coração não consegue sobreviver. Poderá o seu amor curar as minhas feridas e quebrar uma maldição milenar?"
Julian da Macedónia
Music Sugestion
David Guetta está em todo o lado. Depois do lançamento do seu último álbum "One Love", o DJ fracês tornou-se muito requisitado para produzir para outros artistas. A música que hoje vos apresento é o seu último single, um remix da música "Gettin' Over You" que conta com Fergie e a dupla LMFAO. Sem dúvida uma grande música para o Verão!
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Music Sugestion
"Acapella" é o primeiro single do novo álbum de Kelis, intitulado "Flesh Tone". Produzido pelo hitmaker do momento, David Guetta, esta música afasta Kelis das suas raízes r&b e aproxima a cantora das pistas de dança mundiais. Sem dúvida genial... Assim como o vídeo, que é visualmente arrebatador!
Cinema: Robin Hood

Argumento: Brian Helgeland
Ano: 2010 (E.U.A/Grã-Bretanha)
“A história do herói cuja bravura perdurou na mitologia popular incendiando a imaginação daqueles que partilham do seu espírito de aventura e justiça. Na Inglaterra do século XIII, Robin (Russel Crowe) e o seu grupo de saqueadores combatem a corrupção numa pequena cidade desafiando a Coroa a rectificar o balanço de poder entre o Rei e os seus subordinados. Tendo como aliada uma mulher determinada, Lady Marian (Cate Blanchett), um homem de origens humildes, seja ele um herói ou um fora-da-lei, irá torna-se num símbolo eterno de liberdade para o seu povo.”
Pelas mãos de Ridley Scott chega-nos mais uma versão da lenda de Robin Hood, o fora-da-lei. Mas a diferença está que esta não é a história básica e comum a que estamos acostumados, mas sim a origem da lenda. Neste filme mostra-nos como um arqueiro do rei Ricardo se torna um fora-de-lei, perseguido pelos seus compatriotas.
Devo dizer que as minhas expectativas não eram as melhores para este filme, mas acabei por sair satisfeito da sala de cinema. O filme tem vários ingredientes para agradar a um vasto público, desde momentos de humor, acção, história e personagens carismáticas. De facto Cate Blanchett e Russel Crowe são os alicerces deste filme. Tanto um como outro dão imenso de si a este tipo de personagens históricas, às quais já estão habituados e neste filme isso nota-se. Ridley Scott volta também a mostrar as suas habilidades como realizador, não desapontando.
O filme está de certa forma, divido em duas partes. Na primeira somos apresentados às personagens e percebemos as suas origens e motivações e devo confessar que achei a primeira hora do filme um pouco parada e maçuda. No entanto, na segunda parte assistimos a um crescendo de acção e já estamos tão agarrados às personagens e à história que esquecemos de certa forma os momentos mais exaustivos. Não é filme pequeno, tem cerca de duas horas e meia, e penso que talvez ganhasse um pouco mais se fosse um pouco mais curto. Tem algumas cenas de violência, mas nada de extraordinário. E um dos pontos fortes é sem dúvida a belíssima fotografia.