segunda-feira, 21 de março de 2011

Entrevista: Cuca Roseta



– Como define o seu disco de estreia?
É um disco Puro. Embora se esteja á espera que seja algo complexo,por ser produzido por Gustavo Santaolalla,com algum som novo, que não Português ou tradicional, tem como identidade exactamente o oposto: uma Pureza, um Minimalismo, uma Verdade. Palavras do prório Gustavo foram "Eu quero que as pessoas oicam esta musica como se lhes estivessem a cantar ao ouvido." "Tentar a transposicão mais pura possível do que se ouve numa casa de fados, onde não existem nem pautas nem microfones". Puro e Verdadeiro.
– Quais as suas inspirações musicais dentro e fora do fado?
Amália Rodrigues, Ana Moura, Nat king Cole, Frank Sinatra, Michael Buble,Tchaikovsky, Três Tenores.
– Foi integrante dos Toranja, o que retirou dessa experiência?
O primeiro contacto com os palcos,contacto com artistas portugueses em todos esses festivais de musica por onde passavamos, experiencia de vida em banda incrivel e inesquecível, não vou esquecer aquela familia. De resto o Fado é muito diferente; traz um mundo bem mais profundo e emocional pelo qual me apaixonei.
– O fado é realmente a sua paixão ou imagina-se a gravar discos de outros géneros no futuro?
O Fado é a minha grande paixão e hei-de morrer a cantá-la. Tive muitas experiências com muitos generos musicais e por nenhum deles dedicaria a minha vida. O fado está-me nas veias. Encontrei a minha casa. Embora aprecie a música em geral e por exemplo tango; flamenco, jazz e Bossa nova seriam experiências que adoraria ter em parceria com o fado. E porque não hip-hop e Rock. Estarei sempre aberta a cantar tudo,mas o meu genero é o fado e discos serão sempre de fado.
– O que tem ouvido ultimamente?
Sou viciada na voz de Nat king Cole, transporta-me para um mundo encantado; Acho que o Michael Jackson um dos homens mais talentosos do Mundo. Queen e Beatles sempre, embora no meu carro é dificil sair o álbum do michael Buble, tenho todos os discos dele. De vez em quando para descomprimir, troco-o por Michael Bolton, Radiohead, Colbie Caillat, Pedro Abrunhosa, Jason Mraz, Pink, Incubus. E claro, pela Amália Rodrigues. 
– Como descreve o seu estilo pessoal?
Uma dose de introspecção,uma dose de energia,muitoa sensibilidade, emoção á flor da pele, mas essencialmente, natural.
– Com quem gostaria de fazer um dueto?
Com o Michael Buble. Com um flamenquista.
– Acha que hoje em dia os jovens estão mais atentos ao fado e à música tradicional portuguesa?
Acho que estão muito mais. E acho que cada vez estarão mais. A nossa música é incrivel,está a conquistar o mundo, só ainda não se descobriu a ponte para chegar a toda a gente e principalmente aos jovens, estamos a falar de descrições de histórias de Amor, isso é de e para todas as idades. Falta a ponte.
– Qual é a sua canção preferida do disco?
Impossível responder. Foram escolhidas a dedo. Sou louca por cada uma delas, cada uma me transporta para um sitio diferente e traz toda uma história de vivência emocional e profunda agarrada à escolha da poesia e á melodia. "Nos teus braços" é especial,porque veio da minha natureza,mal ou bem, mais "eu" não me podia sentir.  E isso é muito importante para uma música como o fado.que conta a "verdade" mais profunda e emocional de quem o interpreta.
– Quais os seus planos para o futuro?
Nunca planeio o futuro, pretendo simplesmente cumprir a minha missão a cada dia,pondo em práctica o meu dom e fazendo o melhor que posso.Acredito que é para isso que existimos,para por em práctica ou dar aos outros aquilo que nos foi dado pelo Universo como tesouro, mas em "vasos de barro", é preciso explorar, sacrificar, ter persistência na exploração do dom e acima de tudo: Paixão! Sobre o Futuro,o destino o dirá...
Nota: O disco de Cuca Roseta está desde hoje nas lojas e também no Itunes. Comprem!

Sem comentários:

Enviar um comentário