sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Livros: O Diário de Carrie

Título Original: The Carrie Diaries (2010)
Autor: Candace Bushnell
Tradução: Maria João da Rocha Afonso
Editora: Oficina do Livro (2010)

Sinopse:  Antes de Nova Iorque. Antes da coluna sobre sexo e amor mais lida da Big Apple. Antes da entrada em cena de Samantha, Charlotte, Miranda e Mr. Big - sem esquecer os cup cakes e os cosmopolitans -, Carrie Bradshaw era uma rapariguinha de uma pequena cidade americana que desejava o melhor para si.
Carrie estava preparada para a vida «a sério», mas primeiro teria de terminar com êxito o secundário. Até aqui, ela e os seus amigos eram inseparáveis, mas, depois do sedutor Sebastian Kydd e da traição de uma amiga, Carrie começa a questionar tudo o que tinha vivido até aquele momento. Decide partir para Nova Iorque e é aí que uma nova vida vai começar... 
O Diário de Carrie é a história de uma rapariga de liceu e dos seus amigos de sempre, da sua família e da descoberta de um talento para escrever de uma forma única sobre as relações entre amigos, família, rapazes e raparigas. Dos bancos de escola para a cidade de todos os sonhos e de todos os desejos, a saga da heroína de Sexo e a Cidade. Uma rapariga que sempre soube que um dia iria escrever um livro que mudaria o mundo. Uma personagem que se tornou um ícone de uma geração.”

Crítica: Candace Bushnell é a criadora de “Sexo e a Cidade”, um dos maiores fenómenos de popularidade dos últimos anos. Carrie Bradshaw, a sua protagonista tornou-se um ícone de moda para milhões de mulheres ao redor do mundo e por isso a autora decidiu escrever a adolescência da sua personagem mais famosa e daí nasceu “O Diário de Carrie”. Devo dizer que como fã de “Sexo e a Cidade” foi com grande expectativa que peguei neste lançamento da Oficina do Livro. No entanto com o primeiro volume desta série não fiquei totalmente satisfeito. O livro não é mau de toda, e até é uma leitura bastante agradável, no entanto falta-lhe qualquer coisa, um qualquer condimento que torne a história mais apelativa. Não senti a essência da Carrie nas páginas deste livro e apenas o final de entusiasmou, deixando alguma expectativa para o segundo volume. Apesar disso, as personagens são bastante interessantes, existem momentos bastante divertidos e bem conseguidos e para além disso conhecemos uma América bastante diferente da que a autora nos apresenta no universo de “Sexo e a Cidade”. Devo também destacar a capa que está maravilhosa.
Apesar de não ter ficado totalmente maravilhado com este diário, foi uma leitura agradável e que espero sinceramente que melhore no segundo volume e que nos conte as verdadeiras aventuras de Carrie quando chega à cidade… Recomendo com algumas reservas.

Sem comentários:

Enviar um comentário