sábado, 11 de agosto de 2012

Livros: "O Circo dos Sonhos" - Erin Morgenstern


Autor: Erin Morgenstern
Editora: Civilização Editora (2012)

Sinopse: Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz - um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor - um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

Opinião: “O circo dos sonhos”, romance de estreia da americana Erin Morgenstern, segue a história de Marco e Célia, dois jovens mágicos que se debatem num duelo de talentos e cujo palco é um circo muito diferente dos outros. Entre eles nasce uma história de amor impossível que coloca em causa a estabilidade do próprio circo e dos seus intervenientes.
Ao contrário do que se possa pensar, o livro não é apenas mais uma trágica história de amor, mas antes uma saga de vários anos (finais do século XIX e inícios do século XX) e onde conhecemos a história do circo e de todos os que dele fazem parte. O circo acaba por ser o verdadeiro protagonista, com um charme e uma personalidade muito própria e que envolve o leitor desde as primeiras páginas. A aliar a esse facto, temos a escrita belíssima de Morgenstern, com um dom especial para as descrições sensoriais que transportam directamente o leitor para dentro do circo.
“O circo dos sonhos”, uma forte aposta da Civilização, consegue estar à altura de toda a sua popularidade ao estabelecer-se como um livro que é difícil de largar. Essencial para aqueles que, não só acreditam na magia docirco, mas também para quem acredita que o livro é um objecto poderoso capaz de nos fazer sonhar.



Sem comentários:

Enviar um comentário