sexta-feira, 25 de março de 2011

Livros: "Obviamente Mulher" - Filipa Gonçalves



Título: Obviamente Mulher
Autores: Filipa Gonçalves e Maria Carvalho Costa

Editora: Âncora Editora (2010)

Sinopse:A Filipa, através desta biografia, teve a coragem de nos contar a sua vida, o que se passou desde que se apercebeu da desconexão entre o seu interior e parte do seu exterior. A coragem e a frontalidade de tudo o que sofreu, passou e lutou para atingir o equilíbrio a que tinha direito." Dr. Ângelo Rebelo

Crítica: Escrever uma auto-biografia em tão tenra idade pode ser considerado irresponsável, no entanto no caso de Filipa Gonçalves é algo que se justifica, visto que a modelo já passou muito nos seus poucos anos de idade. Exposta desde muito nova ao mundo da fama, a curiosidade em torno de Filipa pelo facto de ser transexual sempre foi muita e para desmistificar as coisas, a modelo decidiu com a ajuda de uma escritora profissional pôr mãos à obra e escrever a história da sua vida até agora. Com este “Obviamente Mulher” ficamos a conhecer melhor a vida e a mente de uma pessoa transexual e se bem que pode não servir como literatura viciante, pode ser considerado um livro interessante e até necessário para aceitarmos melhor o que muitos ainda não compreendem. Na minha opinião o ponto negativo deste livro é o facto de Maria Carvalho Costa ter tornado o discurso de Filipa Gonçalves demasiado polido e com palavras elaboradas onde não eram necessárias, tirando a naturalidade ao relato. Mais valia a Filipa tê-lo escrito ela própria!
Apesar disso é um livro interessante, para quem tiver curiosidade sobre Filipa Gonçalves e a sua história. É pequeno e lê-se bem, apesar de não deixar grande memória. Gostei, mas recomendo com alguma cautela!


Sem comentários:

Enviar um comentário