sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Livros: Transa Atlântica - Mónica Marques

Título: Transa Atlântico
Autor: Mónica Marques
Editora: Livros Quetzal
Ano: 2008

Sinopse: Um romance que faz pelas relações transatlânticas o que 508 anos de intercâmbio cultural, social e económico não conseguiram.
Esta é a história de uma mulher entre os trinta e os quarenta anos e com uma tendência natural para o abismo e para o pecado. Uma mulher como as outras, que cura um caso de desamor e se apaixona pela vida noutra cidade - o Rio de Janeiro, a cidade onde as árvores só deixam de florir quando se aproxima o Outono que nunca vem, e onde há garotos de bundas perfeitas, mulheres doces, aventuras permanentes, abismos escondidos.
Uma mulher portuguesa perde-se facilmente nesse mundo de tentações, orgias, cerveja e mães-de-santo; não só porque tudo fica muito longe de Portugal, da sua moral e da sua pequenez. Mas porque é precisamente aí que ela descobre «o difícil amor de todos os dias».
Transa Atlântica é um livro sobre o amor a uma cidade e uma ficção sobre mulheres de quarenta anos mais ou menos enlouquecidas.

Opinião: Este foi sem dúvida um dos piores livros que li no decorrer do ano de 2010, senão mesmo o pior! E li coisas muito más… A escrita de Mónica Marques é confusa, ora escreve em português (a autora é portuguesa), ora escreve em brasileiro; os capítulos não fazem qualquer sentido e a história não tem um fio condutor. Não há muito a dizer sobre este livro. São 150 páginas de esforço para chegar ao fim e quando terminamos ficamos com a sensação que nada aconteceu, não fica qualquer memória, a não ser a de uma confusão tremenda. Eu não gostei e os críticos podem dizer o que quiserem sobre este livro que não me convence. Não recomendo, de todo!


Sem comentários:

Enviar um comentário