sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Discos: Robyn - Body Talk Pt1




           ¶ 4/5

Robyn é sueca. Robyn é uma das mais talentosas cantoras da pop electrónica da actualidade. Infelizmente, Robyn ainda não tem o reconhecimento que realmente merece. Mas isso deve mudar num futuro próximo, visto que a cantora tem uma visão muito própria da forma de gerir a sua carreira e a sua música. No ano de 2010, Robyn surge com um projecto bastante ambicioso, chamado Body Talk e que consiste no lançamento de três álbuns. Uma maneira de compensar os fãs pelo facto de não lançar nada desde 2005, altura do lançamento do disco Robyn.

Comecemos então pelo Body Talk  Pt1. O disco abre com Don’t Fucking Tell Me What To Do, uma canção falada, cheia de atitude e agressiva e que se torna uma expriência sonora fora do normal. Nesta música Robyn desabafa quão farta está de ser controlada e da forma como a indústria da música a tratou. Sem dúvida uma das melhores do disco. Logo a seguir temos Fembot, um pop-electro divertido, no qual a sueca se retrata como uma andróide feminina. Dancing On My Own, foi o primeiro avanço desta primeira parte, uma balada electrónica, melancólica e que explode perto do fim e que remete a With Every Heartbeat, um dos maiores sucessos da carreira de Robyn. Músicas como esta são a especialidade de Robyn. Cry When You Get Older segue na linha de Fembot, com os vocais da loura a competir com os sintetizadores  nostálgicos. Dancehall Queen é produzida por Diplo e é traz-nos uma sonoridade das ilhas, sem dúvida um grande avanço e risco mas que no fim acaba por compensar e se destacar no álbum. None Of Dem é uma parceria com os Röyksopp e é outro dos grandes destaques. Forte, agressiva, exótica e misteriosa é uma faixa cheia de potencial para as pistas e que mostra como Robyn é uma das artistas mais interessantes da actualidade. O disco fecha com uma versão acústica de Hang With Me, que veio a ser o segundo single do Body Talk Pt2 e uma música em sueco, a língua mãe de Robyn. São duas faixas interessantes mas que não chegam perto do brilhantismo de tudo o resto.

Body Talk Pt1 é um dos melhores disco do ano e deixa antever uma segunda parte que veio a ser tão ou mais explosiva quanto esta. Imperdível!


Sem comentários:

Enviar um comentário