terça-feira, 30 de novembro de 2010

Discos: The Best Of - Nelly Furtado

                                                                         ¶¶¶¶¶ 5/5

Nelly Furtado é uma das mais singulares e versáteis estrelas pop desta década. Os seus discos têm sido todos diferentes e as suas parcerias vão de Juanes a Timbaland. Por isso, findada a década viu-se a necessidade de lançar um The Best Of, e esta colectânea é sem dúvida um disco mais que obrigatório para qualquer amante de música pop.

Começando com as canções leves e ensolaradas de “Whoa, Nelly!”, Nelly mostrava uma voz diferente que desde logo conquistou a crítica e os ouvintes. Singles como “I’m Like A Bird”, “Turn Off The Light” e “Shit On The Radio (Remember The Days” tocaram até à exaustão nas rádios de todo o mundo, e este disco valeu à luso-canadiana um Grammy. Depois seguimos para a era “Folklore” onde Nelly exprimentou novos sons muito centrados na folk. O disco não foi um sucesso tão grande como o anterior mas rendeu singles interessantes como “Try” e “Powerless” para além do muito tocado em Portugal “Força” que nos recorda o Europeu de 2004. Alguns anos depois, Nelly jogou todas as suas cartas e mudou a sua carreira totalmente, tornando-se numa das maiores estrelas da pop. Juntando-se a Timbaland criou Loose, um disco intemporal de r&b e pop, que vendeu quase dez milhões de cópias e lançou quase uma mão cheia de hit singles. Destaque para “Promiscuous” e “Say It Right”. Alcançando o sucesso planetário há muito desejado, Nelly Furtado pôde fazer o que lhe apeteceu, e por isso lançou “Mi Plan” o primeiro disco da sua carreira em espanhol, mostrando uma versatilidade enorme no meio de tantas outras estrelas que repetem as receitas de sucesso vezes e vezes sem conta.

Pelo meio de todas estas aventuras musicais, Nelly ainda teve oportunidade de colaborar com Juanes, James Morrisson , Tiësto, entre outros, criando um leque variadíssimo de hits mundiais de vários géneros.

Como prenda para quem acompanhou a carreira de Nelly Furtado ao longo dos anos, a artista incluiu neste The Best Of três novas canções. A dançável e electrónica “Night Is Young”, a balada “Stars”, que vai muita na linha da sua “In God’s Hands”. E por último “Girlfriend In The City”, uma faixa algo alternativa, interessante e diferente, que mostra que Nelly Furtado ainda tem muito para dar musicalmente.

O futuro apresenta-se bastante promissor para Nelly Furtado nesta nova década. Resumir uma carreira tão versátil num só disco era uma tarefa difícil, mas a tarefa foi cumprida na perfeição. Um disco maravilhoso!

Sem comentários:

Enviar um comentário